top of page
parceiros-dermaconecta.png

Produtos dermatológicos livres de antibióticos: uma nova tendência de mercado?

Atualizado: 22 de mar.

Resistência antimicrobiana

A resistência antimicrobiana é um tema que está ganhando cada vez mais destaque na medicina veterinária. Isso tem acionado o alerta de importantes órgãos reguladores, como o FDA (Food and Drug Administration), que recentemente lançou um novo plano para promover a administração responsável de antimicrobianos em ambientes veterinários.


Automaticamente, a indústria veterinária global começa a se alinhar com essas novas demandas.


Nova solução para tratar otite externa

Um exemplo disso foi a recente aprovação pelo FDA de um produto para o tratamento de otites caninas, que é livre de antibióticos. O produto contém apenas betametasona e terbinafina (antifúngico).


Segundo informações do FDA, o claim do produto é que ele seja destinado ao tratamento de otites fúngicas, poupando o uso desnecessário de antibióticos. Além disso, de acordo com o documento do FDA, o medicamento em questão é o primeiro medicamento veterinário aprovado para tratar exclusivamente otite externa por leveduras em cães.


Tendência de mercado?

O último congresso europeu de dermatologia veterinária (ESVD-ECVD) já mostrava que nem toda disbiose precisa ser tratada com antibióticos. Ou seja, estratégias livres de antibióticos são igualmente importantes.


Os antibióticos são ferramentas incríveis, mas devemos sempre lembrar da máxima “eles não discriminam entre bactérias benéficas e patogênicas". E esse conceito é particularmente importante quando falamos da manutenção das comunidades comensais, da saúde da microbiota, da resiliência da microbiota, etc.



Referência

FDA Approves Treatment for Yeast Ear Infections in Dogs. Release March 15, 2024


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.





Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page