Um estudo conduzido na Itália com 41 gatos demostrou que as principais comunidades estafilocócicas isoladas em casos de piodermite foram:
Staphylococcus aureus (38,5%)
Staphylococcus felis (25,6%)
Staphylococcus pseudintermedius (20,5%)
De forma intrigante, o S. aureus destacou-se como o principal agente etiológico isolado, sendo essa elevada prevalência associada ao contato próximo e à exposição dos gatos aos seus tutores.
Além disso, um outro achado foi que 15 dos isolados bacterianos (38,4%) apresentaram multirresistência, ressaltando a preocupante resistência antimicrobiana e a importância do uso racional de antibióticos.
Referência
Cavana et al 2023. Staphylococci isolated from cats in Italy with superficial pyoderma and allergic dermatitis: Characterisation of isolates and their resistance to antimicrobials. Veterinary dermatology
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais