top of page
parceiros-dermaconecta.png

Apoquel ou Cytopoint: qual a diferença?

Atualizado: 2 de nov. de 2023


O cytopoint (lokivetmab) proporciona um alívio de longa duração, enquanto que o apoquel (oclacitinib) age inibindo inibindo a atividade das enzimas Janus quinase (principalmente a JAK1).


Tratamentos direcionados para a IL-31 incluem oclacitinib, que inibe seletivamente citocinas dependentes de JAK 1 (incluindo IL-31, 2, 4, 6, 8, 13) e Cytopoint, um anticorpo monoclonal caninizado anti-IL-31.


Cytopoint ou apoquel?

Apoquel: é um fármaco que age inibindo a atividade das enzimas Janus quinase (principalmente a JAK1). Ou seja, apoquel bloqueia as vias de sinalização intracelulares das citocinas. Apoquel principio ativo: Oclacitinib


Cytopoint: é um anticorpo monoclonal caninizado. Ou seja, é considerado uma terapia biológica. Ele age bloqueando a interleucina 31 (IL-31) no meio extracelular, impedindo a sinalização do prurido. Cytopoint principio ativo: Lokivetmab


Quando usar apoquel? • Alívio rápido do prurido (coceira)/inflamação

• Terapia medicamentosa pode ser interrompida quando necessário (flexibilidade) • Cães > 12 meses de idade • Atua inibindo diversas citocinas (IL 2,4,6,13,31)

Quando usar cytopoint? • Ideal para cães que tem dificuldade em ingerir medicamento por via oral • Cães de todas as idades, incluindo cães com menos de 12 meses

• Ideal para tutores que procuram terapia não medicamentosa

Apoquel ou cytopoint
Apoquel ou cytopoint - Fonte: Zoetis

Entenda as principais diferenças entre o apoquel e cytopoint

APOQUEL

CYTOPOINT

Bloqueio

JAK1 (IL 2,4,6,13,31)

IL 31

Inicio do efeito

4 horas

24 horas

Posologia

Duas vezes ao dia por 14 dias. Depois uma vez ao dia

A cada 4 ou 8 semanas

Via de administração

Oral

Subcutânea

Princípio ativo

Oclacitinib

Lokivetmab

Perguntas frequentes da internet

Atenção: Esse texto não recebeu qualquer compensação do fabricante do medicamento como parte da criação deste artigo. Todo o conteúdo contido neste artigo é proveniente de fontes públicas ou do fabricante. Estamos comprometidos em fornecer informações imparciais e confiáveis para o benefício da saúde dos animais de estimação e seus tutores.


O que é Cytopoint e para que serve?

O cytopoint é uma terapia biológica (anticorpo monoclonal - mAb) usado para tratar as manifestações clínicas da dermatite atópica em cães . Ele promove o alívio do prurido. Não é considerado um medicamento tradicional. O princípio ativo é o Lokivetmab.


Qual é o valor do Cytopoint?

O preço irá ser calculado de acordo com a dose do medicamento, a qual varia de acordo com o peso do animal. Em média, os valores podem variar de R$ 200,00 a R$ 900,00.


Qual o melhor Cytopoint ou Apoquel?

A escolha entre Cytopoint e Apoquel para o tratamento de alergias em cães depende de vários fatores específicos do animal, da avaliação do médico vererinário e das preferências do tutor. Apoquel é uma opção quando se busca um alívio rápido do prurido (coceira) e oferece flexibilidade, permitindo a interrupção da terapia medicamentosa quando necessário. É a terapia recomendada para cães com mais de 12 meses de idade e atua inibindo diversas citocinas, como IL 2, 4, 6, 13 e 31.


Por outro lado, Cytopoint é recomendado para cães que têm dificuldade em ingerir medicamentos por via oral. É uma opção apropriada para cães de todas as idades, incluindo aqueles com menos de 12 meses. Cytopoint é uma terapia não medicamentosa, adequada para tutores que buscam uma alternativa que não envolva a administração de medicamentos por via oral. Consulte um Médico Veterinário.


Cytopoint posologia

A recomendação do fabricante é administrar Cytopoint na dose mínima de 2,0 mg/kg de peso corporal.


Quais os efeitos colaterais do Cytopoint?

Os efeitos colaterais relatados foram relacionados a dor/desconforto durante a aplicação pela via subcutânea.


Quanto tempo Cytopoint demora para fazer efeito?

A ação do medicamento começa em 24 horas, de acordo com dados do fabricante.


Cytopoint em gatos

A administração do cytopoint NÃO é recomendada em gatos. Não existe indicação de bula.


Interações medicamentosas

Seguro em combinação com os medicamentos mais comumente utilizados como antibióticos, vacinas, antifúgicos, parasiticidas.


Cytopoint dose em cães

A zoetis recomenda uma dose mínima de 2 mg/kg. O CYTOPOINT está disponível em caixas com 2 frascos (cada frasco de uso único de 1 mL), em 4 concentrações: 10, 20, 30 ou 40 mg/frasco.

tabela cytopoint
Tabela cytopoint - Fonte: Zoetis

** Para cães com peso inferior a 2,3 kg recomenda-se retirar de forma asséptica 0,2 mL/kg do frasco da apresentação de 10 mg/mL e administrar por via subcutânea.


**** O tratamento com Cytopoint requer a avaliação e acompanhamento clínico do animal. Consulte um Médico Veterinário.


Apoquel para que serve?

O Apoquel é um medicamento utilizado para controlar ou tratar o prurido associado à dermatite alérgica canina (DAC).




Apoquel principio ativo

O principio ativo do apoquel é o oclacitinib.


Cytopoint bula

Faça o download da bula do cytopoint aqui abaixo:

cytopoint-bula
.pdf
Fazer download de PDF • 460KB




Cytopoint posologia

Cytopoint posologia tabela
Cytopoint posologia - Fonte: Zoetis

Apoquel posologia

Apoquel tabela
Apoquel tabela

Fonte: Zoetis



Apoquel bula pdf

bula-apoquel
.pdf
Fazer download de PDF • 141KB

Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com



Referências:

Michels, G. M., Ramsey, D. S., Walsh, K. F., Martinon, O. M., Mahabir, S. P., Hoevers, J. D., … & Dunham, S. A. (2016). A blinded, randomized, placebo‐controlled, dose determination trial of lokivetmab (ZTS‐00103289), a caninized, anti‐canine IL‐31 monoclonal antibody in client owned dogs with atopic dermatitis. Veterinary dermatology, 27(6), 478-e129.


Gonzales AJ, Bowman J, Fici G, Zhang M, Mann DW. Oclacitinib (APOQUEL(®)) is a novel Janus kinase inhibitor with activity against cytokines involved in allergyJ Vet Pharmacol Ther 2014 Aug;37(4):317-24.

Michels GM, Ramsey DS, Walsh KF et all. A blinded, randomized, placebo-controlled, dose determination trial of lokivetmab (ZTS-00103289), a caninized, anti-canine IL-31 monoclonal antibody in client owned dogs with atopic dermatitis. Veterinary Dermatology, 27:478-e129, 2016.


Cosgrove SB, Wren JA, Cleaver DM, Martin DD, Walsh KF, Harfst JA, Follis SL, King VL, Boucher JF, Stegemann MR. Efficacy and safety of oclacitinib for the control of pruritus and associated skin lesions in dogs with canine allergic dermatitis




Commenti


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page