top of page
parceiros-dermaconecta.png

Potencial terapêutico do eixo pele-intestino: uma perspectiva em cães

Nesse recente artigo da Nature, os pesquisadores mostram mais uma vez a interconexão entre microbioma intestinal e sistema imunológico. O microbioma intestinal pré-desmame em bebês apresenta baixa diversidade, e a transição para uma dieta sólida desencadeia uma complexa interação entre a comunidade microbiana e a modulação do sistema imunológico.


Eixo pele-intestino em cães

Isso me faz pensar mais uma vez no eixo pele-intestino e como há potencialidades de intervenção terapêutica a serem exploradas. Muito provavelmente também deve ocorrer uma maturação paralela e interconectada entre intestino, barreira cutânea e sistema imunológico cutâneo em cães.


Transpalante de microbiota fecal

Recentemente, compartilhei um estudo piloto sobre o uso de Transplante de Microbiota Fecal (FMT) em cães atópicos, no qual os resultados indicaram uma melhora significativa na gravidade das lesões cutâneas e no prurido. Isso sinaliza que o eixo pele-intestino possui um potencial terapêutico promissor.



Perspectivas futuras

A dermatite atópica é uma doença multifatorial e a pele ainda é o orgão-alvo. Mas olhando para as evidências da medicina humana, me convenço cada vez mais que o intestino também pode ser explorado como uma abordagem terapêutica para condições extra-intestinais, como alergias e outras dermatopatias em cães e gatos.


Referência: Taglialegna, A. A mature microbiome for immune health. Nat Rev Microbiol21, 344 (2023).12 April 2023


Acesso completo: https://lnkd.in/dZ-f6fCX


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.




Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page