Uma pesquisa conduzida pela Digitail, em colaboração com a Associação Americana de Hospitais de Animais (AAHA), revelou as percepções e expectativas em relação à adoção de Inteligência Artificial na medicina veterinária.
O estudo abrangeu veterinários da América do Norte, incluindo clínicos, estudantes, representantes da indústria, dentre outros.
43% dos veterinários estão otimistas
Os resultados mostraram que 43% dos veterinários estão otimistas em relação ao potencial da IA, acreditando que essa tecnologia pode contribuir para aumentar a produtividade, oferecer vantagem competitiva e avançar nos processos de diagnóstico e tratamento, entre outros benefícios.
As aplicações de IA mais destacadas incluiram o uso em radiologia, gerenciamento de registros de pacientes, triagem médica, entre outros.
Dentre os veterinários que manifestaram ceticismo em relação ao uso dessa tecnologia, referiram como preocupação a segurança e privacidade dos dados, receio de substituição de empregos, questões legais, entre outros aspectos.
Referências
AI in Veterinary Medicine: The Next Paradigm Shift - Digitail 2024
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais