top of page
parceiros-dermaconecta.png

DermaShorts Ep 3: Por que os gatos tem menos piodermite do que os cães?

Por que os gatos tem menos piodermite do que os cães?

A menor incidência de piodermite em gatos em comparação com cães pode ser atribuída a alguns possíveis fatores, embora seja crucial destacar que a piodermite felina ainda não está completamente compreendida. Isso se deve, em grande parte, devido à sua manifestação clínica altamente variável.


Enquanto alguns gatos podem apresentar lesões clássicas, como pápulas, pústulas, crostas e colarinhos epidérmicos, outros podem exibir qualquer um dos padrões de reação cutânea, incluindo dermatite miliar, alopecia autoinduzida, dermatite na cabeça e pescoço, e complexo granuloma eosinofílico.


Aderência reduzida dos queratinóticos

Apesar dessa complexidade, uma possível explicação para a menor incidência de piodermite em gatos está relacionada à aderência reduzida dos queratinóticos felinos a organismos estafilocócicos, quando comparados aos queratinóticos de cães e humanos.


Essa diferença na aderência pode influenciar a forma como as bactérias interagem com a pele dos gatos, possivelmente contribuindo para uma menor incidência da doença.


Ouça essa notícia comentada em áudio

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, ouça agora mais um episódio do DermaShorts: uma dose rápida de atualização dermatológica!





Referência

Older et al. The feline skin microbiome: interrelationship between health and disease. Journal of Feline Medicine and Surgery. 2023


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.

Commentaires


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page