top of page
parceiros-dermaconecta.png

As três dimensões da dermatite atópica canina: o que há de novo?

A dermatite atópica canina (DAC) é uma doença cutânea inflamatória que envolve uma interação complexa de fatores genéticos, alterações imunológicas, comprometimento da barreira cutânea e sensibilidade a alérgenos ambientais.


De maneira didática, vejo que ela pode ser vista em 3 dimensões

microbioma, barreira cutânea, sistema imune
As três dimensões da dermatite atópica canina

Comprometimento da barreira cutânea

Embora as alterações na barreira cutânea sejam complexas e ainda não completamente compreendidas, sabe-se que cães atópicos apresentam alterações na barreira epidérmica (de origem primária e/ou secundária).


Hipereatividade do sistema imunológico

A resposta imunológica exacerbada desempenha um papel central na patogênese da DAC. O sistema imunológico dos cães atópicos reage de forma exagerada aos alérgenos, liberando citocinas pró-inflamatórias que desencadeiam o quadro clássico de prurido e inflamação.


Disbiose da microbiota

A microbiota cutânea desempenha um papel central na manutenção da barreira cutânea, e em cães alérgicos, é descrito que há uma diminuição na diversidade microbiana (disbiose). Como resultado, a função protetora da microbiota comensal fica comprometida, aumentando então a suscetibilidade a infecções cutâneas de repetição.



Referência

Santoro et al 2024. Update on the skin barrier, cutaneous microbiome and host defence peptides in canine atopic dermatitis. Vet Dermatology


Marsella R. Advances in our understanding of canine atopic Dermatitis. Vet Dermatology 2021


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.


댓글


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page