top of page
parceiros-dermaconecta.png

Uso de nutracêuticos e suplementos na dermatologia veterinária

Atualizado: 21 de nov. de 2023

Confira as últimas novidades & tendências da dermatologia veterinária


Nessa semana, a revista Veterinary Dermatology publicou uma revisão de 18 páginas sobre o uso de nutracêuticos na dermatologia veterinária.


Tendência de mercado na veterinária


As autoras destacam que atualmente há uma grande tendência no mercado pet no uso de nutracêuticos em pacientes dermatológicos, especialmente aqueles com doenças crônicas ou que recebem terapia imunossupressora como muitos #atópicos.


Para que servem os nutracêuticos?


A grande promessa desses suplementos dietéticos é a capacidade de promover efeito imunomodulador, contribuindo para melhorar os sinais clínicos ou mesmo reduzir as doses dos imunossupressores.


Quais são os principais nutracêuticos usados na veterinária?


Entre os nutracêuticos citados no artigo estão os ômegas, vitaminas, minerais, probióticos, entre outros. Os clássicos ômegas 3 e 6 de fato apresentaram evidências quanto sua ação anti-inflamatória e na barreira lipídica de cães atópicos. Os probióticos, especialmente os Lactobacillus, também apontaram evidências.


Abordagem promissora

Embora seja uma abordagem bastante promissora, as autoras encorajam fortemente que essa tendência seja acompanhada pelo rigor da pesquisa clínica. A implementação de estudos duplo-cegos, randomizados e controlados por placebo ajudam a comprovar com evidências robustas os efeitos benéficos dos nutracêuticos como tratamento adjuvante das dermatopatias.





Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com


Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page