top of page
parceiros-dermaconecta.png

Últimas novidades da dermatite atópica canina

Atualizado: 7 de fev.

Dermatite atópica canina 

A dermatite atopica canina (DAC) é uma condição inflamatória da pele resultante de vários fatores, incluindo predisposição genética, alterações imunológicas, comprometimento da função de barreira da pele e sensibilidade a alérgenos ambientais.


Últimas novidades sobre atopia canina

A revista Veterinary Dermatology acaba de publicar uma revisão sobre o papel dos fatores genéticos e ambientais na dermatite atópica canina.


Destaco algumas das discussões do artigo:

  1. A DAC é uma doença hereditária. O background genético do cão, em combinação com fatores ambientais, determina o risco de desenvolvimento da doença e do fenótipo clínico.

  2. A DAC tem um genótipo complexo que varia entre diferentes raças e grupos genéticos que estão geograficamente definidos dentro de cada raça.

  3. Cinco raças (boxer, bulldog, labrador retriever, pug e WHWT) foram consideradas predispostas em todo o mundo.

  4. O estilo de vida, especialmente durante a idade jovem do cão, parece ter um impacto significativo no desenvolvimento do sistema imunológico.


Conclusão

Os autores concluem que a atopia canina continua sendo uma doença complexa, geneticamente heterogênea e que é influenciada por múltiplos fatores ambientais. Reforçam a necessidade de novos estudos, sobretudo levando em conta distintas localidades geográficas.


Minha perspectiva

A ideia de “One Size Fits All”, ou seja, um único medicamento ou protocolo terapêutico é considerado universalmente eficaz para tratar qualquer paciente, independente da raça, idade ou até mesmo localidade geográfica, está perdendo força.


À medida que avançamos na compreensão dos diferentes genótipos, fenótipos e endótipos da atopia canina, estamos caminhando em direção a uma Medicina Veterinária cada vez mais personalizada.


Por isso, penso que cada vez mais os pesquisadores que trabalham com dermatologia veterinária no Brasil precisam se posicionar no cenário de pesquisa internacional. As demandas que enfrentamos nos consultórios aqui no Brasil podem exigir soluções terapêuticas específicas que merecem a atenção dos times de P&D em âmbito global.




Referência

Hensel P, Saridomichelakis M, Eisenschenk M, Tamamoto-Mochizuki C, Pucheu-Haston C, Santoro D; International Committee on Allergic Diseases of Animals (ICADA). Update on the role of genetic factors, environmental factors and allergens in canine atopic dermatitis. Vet Dermatol. 2023 Oct 15. doi: 10.1111/vde.13210. Epub ahead of print.


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page