top of page
parceiros-dermaconecta.png

Transplante de microbiota fecal para tratamento de alergias cutâneas em cães?

Pesquisadores da Universidade de Zurique estão investigando a utilização do transplante de microbiota fecal como uma nova abordagem terapêutica para tratar cães alérgicos.


TMF (transplante microbiota fecal) caes

Os pesquisadores defendem que o TMF (transplante de microbiota fecal) pode beneficiar pelo menos 60% dos cães alérgicos.


Em linhas gerais, essa terapia envolve a transferência da microbiota intestinal saudável de um doador para o intestino do receptor. Acredita-se que essa abordagem possa ter um impacto positivo no sistema imunológico, na absorção/excreção de nutrientes, entre outros, devido à estreita relação entre o eixo pele-intestino.


A pesquisa teve início em outubro de 2023, com a expectativa de recrutar 50 cães alérgicos (alimentares ou atópicos). Metade desses cães receberá o TMF, enquanto a outra metade será tratada com placebo. A duração do tratamento é de 3 meses.




Referência

Fecal microbiota transplantation for the treatment of allergies in dogs


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page