top of page
parceiros-dermaconecta.png

Uma década de pesquisa clínica em dermatite atópica: reflexões & oportunidades

Atualizado: 29 de out. de 2023

Recentemente, o Journal of Allergy and Clinical Immunology publicou um editorial refletindo sobre os últimos 10 anos de pesquisa clínica em dermatite atópica em humanos.


Dermatite atópica e imnunobiológicos

Nessa última década, quase metade de todos os estudos sobre atopia se concentraram em investigar a eficácia e segurança de novos agentes terapêuticos, especialmente os imunobiológicos.


Barreira cutânea e microbioma cutâneo

Outros temas que avançaram de maneira significativa foram microbioma e barreira cutânea. Antes de 2012, a pesquisa sobre o papel da microbiota da pele na dermatite atópica representava menos de 1% de todas as publicações de atopia indexadas no PubMed.


De maneira semelhante, o tema “barreira cutânea” contava com 4% e saltou para 11%.

dermatite atopica canina
Fonte: Impact of a Decade of Research Into Atopic Dermatitis. The Journal of Allergy and Clinical Immunology, 2023

Dermatologia veterinária

Acredito que uma tendência semelhante deverá acontecer na dermatologia veterinária. Ainda que esparsas, as pesquisas veterinárias já apontam o importante papel da microbiota cutânea e do eixo pele-intestino no curso da dermatite atópica em cães.




Modulação da microbiota e suplementação

Estratégias terapêuticas com foco na modulação da microbiota e suplementação para reconstrução da barreira cutânea devem ganhar tração nos próximos anos. Esses são tópicos críticos na dermatologia veterinária e podem gerar oportunidades de inovação.



Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com


Referência

Impact of a Decade of Research Into Atopic Dermatitis. The Journal of Allergy and Clinical Immunology, 2023


Kommentare


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page